Gestão: Dez dicas para sua empresa enfrentar a crise
1 – Mantenha a calma. Evite tomar decisões precipitadas e emocionais, especialmente relacionadas a tomada de crédito!
2 – Mantenha o foco. Fortaleça sua posição de mercado junto aos grupos de clientes que já atende, antes de pensar em diversificação.
3- Organize a casa. Organize sua empresa, começando pelo estoque e controles financeiros. Identifique desperdícios.
4- Reduza despesas. Analise sua estrutura e corte despesas que não prejudiquem a entrega de valor aos seus clientes.
5 – Aproxime-se do cliente. Estreite o relacionamento com seu cliente. Entenda seus medos e desejos. Evite diminuir serviços e qualidade.
6- Ofereça outras opções. Neste cenário, o consumidor fica mais sensível a promoções. Ofereça opções mais baratas ou marcas mais populares.
7 – Motive sua equipe. Defina metas desafiadoras, mas crie condições e premie o sucesso!
8 – Otimize seus processos. Para melhorar a produtividade, melhore seus processos, reduza tempos, simplifique e desburocratize.
9 – Invista na comunicação. Ninguém vende sem se comunicar com o mercado. Seja eficiente e criativo. Use canais de comunicação mais simples e diretos.
10 – Encontre oportunidades. Na crise é que estão as grandes oportunidades. Ocupe espaços deixados por concorrentes. Amplie sua área de atuação.
*Fonte: Sebrae