facebook
  • INSTITUCIONAL
    • Sobre a AFEAL
    • Histórico
    • Objetivos
    • Vídeo Institucional
      • Português
      • Espanhol
      • Inglês
    • Diretoria e Conselhos
    • Equipe
    • Regimentos
      • Estatuto Social
      • Código de Ética
    • Demonstrativo Contábil
    • Esquadrias de Alumínio
    • Associe-se
  • SERVIÇOS
    • Academia AFEAL
    • AFEAL Digital
    • Cursos
    • Jurídico
      • Artigos Jurídicos
      • Contratos
      • Proposta Técnica
      • Leis do Consumidor
      • Orientações
      • Pareceres
      • Sentenças
      • Super Simples
    • Links
      • Associações
      • Conselhos
      • Feiras
      • Institutos
      • Livros e Revistas
      • Sindicatos
      • Sites
    • Mapeamentos do setor de esquadrias
      • Cargos e Salários
      • Mapeamento do Mercado Brasileiro de Esquadrias de Alumínio
        • Mapeamento do Mercado 2018-2019
        • Mapeamento do Mercado 2019-2020
        • Mapeamento do Mercado 2020-2021
        • Mapeamento do Mercado 2021-2022
      • Mapeamento de Vidros Aplicados em Esquadrias de Alumínio
        • Mapeamento de Vidros 2018-2019
        • Mapeamento de Vidros 2019-2020
        • Mapeamento de Vidros 2020-2021
    • Normas ABNT
    • Parceiros AFEAL
    • Publicações
      • Book AFEAL’30
      • Book AFEAL’30 – Inglês
      • Coletânea de Obras 2009/2012
      • Esquadrias de A a Z
      • Livro AFEAL 25 anos
      • Manual Compre Certo!
        • Construtoras
        • Lojista
      • Manual de Uso e Conservação
      • Manual Identidade Corporativa AFEAL
      • Mapeamento do Mercado
      • Proposta Técnica
      • Resumo Executivo 2015-2017
      • Resumo Executivo 2017-2018
      • Resumo Executivo 2019-2020
      • Resumo Executivo 2021-2022
      • Guia de Esquadrias Para Edificações CBIC
    • Segurança do Trabalho
    • Serralheria Digital
    • Serralheria Móvel
    • Tipologia Certa
    • TV AFEAL
  • ASSOCIADOS
  • PSQ
    • Acesse o hotsite do PSQ
    • Apresentação
    • Notícias PSQ
    • Relatório de sistemas Homologados
  • SQCE
    • Informações Básicas
    • Processos de Adesão
    • Requesitos para Credenciamento
    • Termo de Adesão
  • NORMAS
    • Palestras sobre a ABNT NBR 10821
    • Palestra ABNT NBR 15575
    • Norma de Componentes
    • Norma de Guarda-corpos
    • Relação de Normas
    • Normas Internacionais Traduzidas
    • Ensaios
    • Notícias Normas
  • IMPRENSA
    • AFEAL News / Newsletter
    • AFEAL Notícias
  • AFEAL SOCIAL
  • CONTATO

REQUISITOS PARA CREDENCIAMENTO

Comment are off

Objetivo

Este documento tem como objetivo estabelecer os requisitos a serem cumpridos em cada um dos níveis do credenciamento SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO DE CONSULTORES DE ESQUADRIAS – SQCE. Tais condições serão utilizadas no processo de avaliação de cada uma das empresas no processo de credenciamento no sistema, conforme o nível escolhido.

Estrutura do Sistema de Qualificação de Consultores de Esquadrias

Direcionado a organizações formais (pessoa jurídica), o sistema considera:
– Competências dos profissionais que realizam as atividades técnicas de cada empresa.
– Aspectos de formalização, legalização e gestão empresarial.
– Aspectos relacionados a valores, comportamento e estratégia.
Estão previstos 3 níveis evolutivos de qualificação, conforme apresentado na figura a seguir:

piramide-04

Caso a empresa ainda esteja se estruturando para obter a qualificação ela poderá participar de programas de capacitação relacionados ao Sistema.
Para o primeiro credenciamento, a empresa deverá optar pelo nível bronze ou prata. O nível ouro poderá ser solicitado a partir da primeira avaliação anual.

A Avaliação para Credenciamento

Para os níveis Bronze, Prata e Ouro, a avaliação será realizada por uma entidade credenciadora, que realizará uma visita à sede da empresa, onde serão coletadas as evidências do atendimento aos requisitos do nível solicitado, que podem envolver, entre outros:

– Documentos comprobatórios de formação básica e/ou especializada.
– Documentos comprobatórios de experiência e complexidade de projetos.
– Documentos relacionados às entregas, tais como projetos, especificações, listas etc.
– Contratos com clientes e colaboradores.
– Procedimentos, modelos, planilhas, formulários.
– Políticas, códigos, valores, princípios etc.
– Planos estratégicos, objetivos, metas etc.
– Entrevistas com colaboradores e clientes.
– ART e RRT.
– Softwares e sistemas utilizados.
– Documentos empresariais, licenças de operação, licenças de softwares.
– Organização.
– Outros.

O processo, a duração e a periodicidade das avaliações estão definidas na N1 – Processo de credenciamento.

Os requisitos

A empresa deverá solicitar à entidade credenciadora uma avaliação presencial, conforme previsto na N1 – processo de credenciamento.
Os requisitos estão organizados em 3 temas:
– Os profissionais.
– A empresa.
– Valores e comportamento.
A tabela a seguir apresenta a distribuição dos requisitos em cada tema e em cada nível.

tab1-02

Para a qualificação, a empresa deverá apresentar evidências de atendimento para o número mínimo dos requisitos previstos no respectivo nível, desde que atendidos os itens considerados obrigatórios.

tab2-03

A seguir, estão detalhados os requisitos e a forma de comprovação.

1. OS PROFISSIONAIS

1.1 REQUISITOS RELACIONADOS À COMPETÊNCIA TÉCNICA PROFISSIONAL:

A formação de um profissional que atua como consultor em esquadrias está prevista na tabela abaixo:

tab3-02

1.2 REQUISITOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E EMPRESARIAL

Além do conhecimento dos profissionais, é importante analisar a experiência adquirida ao longo dos anos de trabalho no assunto. Assim, deverão ser apresentados documentos comprobatórios, conforme os exemplificados na tabela abaixo.

tab4-03

2 A EMPRESA

2.1 REQUISITOS RELACIONADOS AOS ASPECTOS FORMAIS DA EMPRESA:

A empresa deverá demonstrar seu compromisso com os aspectos formais empresariais, considerando os seguintes itens:

tab5-02

2.2 REQUISITOS RELACIONADOS À QUALIDADE

A empresa deve comprovar processos definidos para garantir o atendimento às necessidades dos seus clientes, conforme os itens apresentados na tabela:

tab6-03

2.3 REQUISITOS RELACIONADOS À GESTÃO:

A empresa deve comprovar processos definidos para garantir o atendimento às necessidades dos seus clientes, conforme os itens apresentados na tabela:

tab7-02

3 VALORES E COMPORTAMENTO

A empresa deverá demonstrar seu compromisso com os princípios de ética e integridade profissional, considerando:

tab8-03

Observação: as comprovações mencionadas na tabela podem ser substituídas por outras que comprovem o requisito de forma similar.