Gestão: Como inovar na crise?
AFEAL traz dicas do consultor e mentor empresarial Carlos Boschetti para lhe ajudar com seu negócio
Seguem abaixo algumas dicas para inovar, aumentar a produtividade de sua empresa e preservar os principais ativos:
1– Faça um levantamento sobre a cadeia de valor de seu negócio, desde seus fornecedores, ambiente interno de operação e seus clientes, principalmente nos contratos e custos, tornando claras as margens de contribuição;
2– Mensure todas as atividades e os custos associados, classificando conforme categorias abaixo:
a – Mandatório;
b – Importante;
c – Legal ter.
3 – Identifique as atividades vitais que assegurem a produtividade e a qualidade do produto e/ou dos serviços prestados;
4 – Reveja os processos e sistemas buscando uma otimização, simplificação e eliminação de atividades e ações obsoletas e desnecessárias;
5 – Reveja o portfólio e reflita sobre os ganhos nos preços. Pense em como oferecer uma nova abordagem comercial aos clientes, fortalecendo a parceria e criando um novo ambiente de negócio no conceito ‘ganha & ganha’, estabelecendo uma nova relação para que ambos superem as adversidades de curto prazo e criem uma abordagem positiva para quando a retomada econômica, a meio prazo, ao longo de 2016, ocorrer;
6 – Encontre novos mercados. Para exportar, é um bom momento com o câmbio desvalorizado. Mas isso requer estudo específico para cada mercado e conhecimento do consumidor e das leis de proteção ao mesmo.
Uma das iniciativas que se torna importante em momentos de aumento da carga tributária é a revisão do modelo e regime tributário. Verifique se seu modelo é o mais adequado à realidade da empresa para os próximos três anos.
Devido à complexidade tributária/contábil, os empreendedores não se envolvem no tema, delegando para os contadores a gestão contábil/fiscal de seus negócios, perdendo uma grande oportunidade de inovarem e reduzirem os impostos e encargos sociais, bem como os riscos fiscais.
Nesse momento de transição é muito importante a compreensão do futuro e de que forma será a retomada da economia. Para tanto, as empresas médias e pequenas que lutam pela sobrevivência precisam de uma melhor visibilidade do futuro de médio prazo, principalmente para os próximos três anos, para melhorar a assertividade das decisões e isso só é possível através de planos táticos que assegurem a performance financeira e mercadológica em mares revoltos e assegurem a navegabilidade até em mares calmos e previsíveis.
Para finalizar, o momento requer uma nova postura empresarial, acreditando no futuro sem perder o controle do navio e da trajetória de crescimento. Para tanto é necessária uma nova atitude de gestão de custo, de inovação e aumento de produtividade, seguindo o plano estabelecido nos cenários recessivos, de estabilização e na retomada de crescimento.