Gestão de Riscos & Seguros – selecionamos os pontos mais importantes da palestra.
Na última semana, a AFEAL realizou uma palestra com o tema “Gestão de Riscos & Seguros”. O conteúdo não ficou gravado, mas o time da AFEAL elaborou um conteúdo de perguntas e respostas com nossos parceiros que pode auxiliar sua empresa. Confira!
O conteúdo das apresentações é destinado exclusivamente ao associado AFEAL. >>> https://afeal.com.br/rev/sem-categoria/apresentacoes-gestao-de-riscos-e-seguros
Perguntas e Respostas (Boa Vista) – Manoel dos Santos Junior
– Muitas empresas estão indo na direção do mundo digital. Quais cuidados adicionais devemos ter na concessão de crédito nas vendas pela internet?
Resposta: A concessão de crédito no mundo digital traz um desafio adicional que é o da fraude, em que as tentativas de golpes estão se multiplicando e ficando cada vez mais sofisticadas. Então, antes de pensar na concessão propriamente dita, é necessário pensar se a compra pode ser fraudulenta ou não. E aqui estou me referindo não apenas às vendas no boleto, mas também as vendas no cartão de crédito, já que o risco de charge back (estorno) compromete o resultado da operação na medida em que o lojista perde o dinheiro e a mercadoria.
Quando falamos de antifraude, temos a Konduto, que utiliza o machine learning para que o processo de antifraude seja cada vez mais seguro, evitando perdas na concessão de crédito. Para vocês entenderem o poder do antifraude, em 2021 a Konduto analisou o risco de mais de 468 milhões de pedidos, evitando fraudes de mais de 7,27 bilhões, sendo que a tecnologia está presente em mais de 27 mil lojas, com uptime de 99,5%
– Crédito versus Comercial: essa é uma grande tensão que existe em muitas empresas. Como resolver isso?
Resposta: Essa pergunta é ótima e sempre ouvimos quando estamos falando com clientes da Boa Vista. Na minha opinião, isso acontece principalmente quando as áreas “não se falam” e uma não entende o porquê da outra existir ou trabalhar.
Essa tensão acontece porque a área comercial vende e o crédito nega, seja na venda recorrente ou na prospecção.
Quando se prospecta clientes será que não valeria a pena ter um lead mais qualificado com alta probabilidade de aprovação? Por que o comercial está vendendo para um lead que dificilmente seria aprovado? Nós temos o Blue box que entrega exatamente o que o cliente precisa em termos de qualidade de dados e crédito.
No caso de vendas recorrentes, uma gestão eficiente do cliente integrado com ferramentas de vendas pode solucionar esse caso. Para gestão do cliente, temos o gerenciamento de Carteira, que monitora os CNPJS inseridos na ferramenta, enviando alertas personalizados de acordo com a contratação feita.
– Na minha empresa sempre olhamos a negativação e o Protesto, descartando o score. Por que algumas empresas têm um bom score se possuem negativação ou porque algumas empresas possuem um score baixo se não tem negativação?
Resposta: Costumamos dizer que a negativação é uma fotografia do cliente enquanto o score olha o filme. Se vocês lembrarem dos últimos slides, mostrei que nós utilizamos informações negativas, informações positivas e outras informações para trazer soluções analíticas de alta performance que auxiliam numa tomada de crédito mais assertiva.
Como exemplo, uma empresa pode ter deixado de pagar um fornecedor por causa de um desacordo comercial e o mesmo ser negativado. Porém, indicadores como compromissos de pagamento são positivos e tem uma capacidade de pagamento muito alta. Deixar de vender para esse cliente seria o ideal? Não valeria olhar o score e demais indicadores Positivos para uma tomada de decisão mais assertiva?
– Podemos afirmar que uma empresa com inadimplência muito baixa ou próxima a zero está fazendo uma concessão eficiente?
Resposta: Se existe inadimplência zero, existe a possibilidade da empresa está perdendo negócios, pois provavelmente a está deixando de vender para clientes que pagariam. Óbvio que existem exceções, mas crédito implica risco e risco implica possibilidade de alguma perda. O desafio das empresas de todos os portes e setores deve ser reduzir a inadimplência a níveis saudáveis ao negócio. E para alcançar esse objetivo, é necessário contar com as soluções corretas que auxiliarão o Ciclo de crédito do cliente.
– Qual a taxa de inadimplência ideal para as empresas?
Resposta: Não existe um indicador que seja considerado ideal ou aceitável pois a inadimplência depende da estratégia comercial, processo de análise de crédito e gestão da carteira de clientes. Além disso, o setor no qual q empresa está inserida e as perspectivas econômicas também têm um peso importante nos negócios, na política de crédito e consequentemente na inadimplência das organizações.
Gostaria de aproveitar o tema para dar duas informações:
- a Boa Vista possui um blog com bastante conteúdo sobre economia, crédito, inadimplência, etc e recentemente divulgou que houve um avanço de 1,1% no registro de Inadimplentes depois de recuo de 0,6% em Junho e que no acumulado do ano houve um aumento de 12,8% no número de registros em comparação ao ano passado.
- em recuperação, quem cobra primeiro tende a receber primeiro. Para isso, possuímos ferramentas de recuperação por meios eletrônicos (e-mail e SMS).
– Na sua opinião, o que é um ciclo de crédito eficiente?
Resposta: É aquele que permite a empresa analisar o perfil de crédito de forma a minimizar os riscos do não pagamento daquela venda sem comprometer a sobrevivência da empresa. Assim, o credor pode, por exemplo, aumentar suas vendas a prazo para consumidores e empresas de baixo risco e dar a opção de vendas à vista para clientes de alto risco.
Perguntas e respostas (Kreditt) – José Sartore
O QUE É NECESSÁRIO ENVIAR PARA SOLICITAR A APÓLICE DE GARANTIA DE ADIANTAMENTO?
Havendo disponibilidade no limite de crédito previamente aprovado pela Tokio Marine, basta uma cópia do contrato fechado entre as partes, onde deverão constar duas cláusulas específicas exigidas pela seguradora (que serão informadas para inclusão durante a negociação).
QUANTO TEMPO DEMORA APROXIMADAMENTE PARA A EMISSÃO?
Normalmente 24 horas após o envio do contrato.
QUAL O CUSTO APROXIMADO?
Em torno de R$ 400,00, para adiantamentos de até R$200.000.
GARANTIA JUDICIAL – DEPÓSITO RECURSAL
O QUE É NECESSÁRIO PARA PODER CONTRATAR?
Aprovação Cadastral e formalização de um contrato de contra-garantia junto à seguradora, com a consequente liberação de um limite de crédito condizente.
QUAL O CUSTO APROXIMADO?
Em torno de 12,5% do valor dos depósitos garantidos.