Campanha “Isso não é normal/ Compre Certo”
A AFEAL vem desenvolvendo diversas ações para promover a qualidade e isonomia do setor. A mais nova campanha “Isso não é normal/ Compre Certo”, lançada durante a FESQUA, explica a importância de se cumprir as normas técnicas, como adquirir uma esquadria dentro da norma, as implicações legais da venda de produtos fora de norma, entre outros temas.
Estão disponíveis uma série de 8 vídeos, publicados no canal da AFEAL no Youtube, com porta-vozes do setor. Entre os entrevistados está Antônio Antunes, presidente da AFEAL, Alberto Cordeiro, vice-presidente de programas da qualidade, Fernando Rosa, gerente geral da AFEAL e também do PSQ – Programa Setorial de Qualidade de Esquadrias de Alumínio, Luís Viesti, coordenador técnico da AFEAL, Cláudio Conz, presidente da Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, Lígia Armani, advogada da entidade e Michele Gleice, diretora do ITEC – Instituto Tecnológico da Construção.
“O desafio é gerar entendimento sobre o que “não é normal” e como comprar certo os produtos dentro de norma”, explica o presidente da AFEAL Antônio Antunes. Para ele, a campanha aproxima toda a cadeia produtiva. “Quando o cliente tem contato com o produto dentro e o fora de norma e ele não possui conhecimento técnico e provavelmente não conheça as diferenças. Mas ele certamente perceberá com o uso, por isso, chamamos a atenção fazendo algumas perguntas para ele. Sua janela entra água, faz barulho, assobia? Isso não é normal”, acrescenta.
Alberto Cordeiro, vice-presidente de Qualidade da AFEAL explica que hoje existe a norma técnica ABNT NBR 10.728 e um PSQ – Programa Setorial da Qualidade, que regulamenta a fabricação de esquadrias de alumínio. “Muita gente não sabe disso. O consumidor não quer se preocupar em ter um entendimento técnico para comprar um produto de qualidade. O que ele espera é um produto que proporcione conforto, segurança e qualidade de vida. Por isso, temos o programa, pois as empresas qualificadas são uma referência e garantem tranquilidade e qualidade de vida ao consumidor”, diz.
Além dos vídeos e dos materiais de comunicação, a AFEAL ainda planeja outras novidades. “Estamos preparando materiais de ponto de venda para disponibilizar aos lojistas e algumas outras ações que ainda estão por vir”, finaliza Cordeiro.