Apoio à campanha Chega de Engolir Sapo
A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) lançou no dia 13 de março a campanha “Chega de engolir sapo”, que visa combate os juros mais altos do mundo, cobrados dos consumidores brasileiros. A Afeal mantém participação ativa na entidade, por meio do Consic – Conselho Superior da Construção e no Deconcic – Departamento da Construção Civil e apoia a iniciativa.
A cadeia produtiva de esquadrias de alumínio foi representada no evento pelo vice-presidente de relações institucionais, Lucínio Abrantes dos Santos, e contou com a participação do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e de líderes da indústria, do comércio, dos serviços e da agricultura, que representam milhares de empresas e milhões de empregos.
A campanha tem como símbolo um boneco inflável de um sapo, que segundo os organizadores está de olho nos juros cobrados no Brasil, os mais altos do mundo. De acordo com Santos, “os empresários interessados podem solicitar para Fiesp o envio dos bonecos para colocá-los em locais de grande visibilidade, como nas empresas ou comércios, para chamar a atenção das pessoas e ajudar a divulgar a causa”.
Segundo a Fiesp, com os impostos elevados demais, os juros brasileiros são absurdos. No evento, Skaf reconheceu que houve redução da Selic, a taxa básica de juros, com a ressalva de que ainda é alta, mas o alvo da campanha está nos juros praticados pelos bancos aos consumidores. “Nesse sentido, o Sapo nasce para combater a elevada taxa cobrada do consumidor, das pessoas, da nação”, afirmou Skaf. O foco é no que as pessoas, o povo, estão pagando.