Afeal e CTE lançam sistema de qualificação de consultorias em esquadrias
Como forma de promover a qualificação da atividade de consultoria em esquadrias de alumínio e melhorar a integração em projetos de fachadas entre fabricantes, consultores, arquitetos e engenheiros, construtoras e incorporadoras, a Afeal e o CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) lançam o Sistema de Qualificação de Consultores em Esquadrias (SQCE).
O SQCE visa incentivar o desenvolvimento profissional, empresarial e ético dos profissionais e empresas de consultoria, além de regulamentar a atividade para credenciamento no sistema.
A qualificação da empresa será referendada com o selo EQCE (Empresa Qualificada de Consultoria em Esquadrias). A chancela será concedida de acordo com níveis ouro, prata e bronze, que serão classificados com pré-requisitos como: competências dos profissionais que realizam as atividades técnicas de cada empresa; aspectos de formalização, legalização e gestão empresarial; e aspectos relacionados a valores, comportamento e estratégia.
Para participar, a empresa deverá solicitar uma avaliação presencial que será realizada pelo CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), empresa de consultoria e gerenciamento especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção, que será a credenciadora do SQCE.
Na visita, serão coletadas evidências que podem envolver a necessidade de apresentação de documentos de formação básica e/ou especializada, documentos comprobatórios de experiência e complexidade de projetos, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), além de documentos empresariais, licenças de operação e licenças de softwares, entre outros.
Caso a empresa esteja se estruturando para obter a qualificação, poderá participar de cursos, workshops e palestras voltados para o atendimento dos requisitos do SQCE, que serão oferecidos pela Afeal e empresas ou entidades parceiras.
Veja os requisitos para obtenção da certificação conforme cada classificação:
Nível Bronze | Nível Prata | Nível Ouro | |||
1. OS PROFISSIONAIS | |||||
1.1 Competência Técnica | |||||
1.1.1 | Formação básica (obrigatório) |
X |
X |
X |
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1.2 Experiência Profissional e Empresarial | |||||
1.2.1 | Histórico de projetos de baixa complexidade (obrigatório) |
X
|
X
|
X
|
|
1.2.2 | Histórico de projetos de alta complexidade |
X |
X |
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1.2.3 | Experiência |
X |
X |
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1.2.4 | Tempo de atuação dos profissionais |
X |
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1.2.5 | Tempo de atuação da empresa (obrigatório) |
X |
X |
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2. A EMPRESA | |||||
2.1 Aspectos Formais | |||||
2.1.1 | Contratos com clientes |
X |
X |
X |
|
2.1.2 | Responsabilidade técnica |
X |
X |
X |
|
2.2.3 | Rastreabilidade |
X |
X |
X |
|
2.2 Qualidade | |||||
2.1.1 | Normalização técnica (obrigatório) |
X |
X |
X |
|
2.2.2 | Clareza |
X |
X |
X |
|
2.2.3 | Rastreabilidade |
X |
X |
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2.3 Gestão | |||||
2.3.1 | Necessidade do cliente |
X |
X |
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2.3.2 | Escopo contratual |
X |
X |
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2.3.3 | Padronização e rotinas |
X |
X |
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2.3.4 | Controle de documentação e registros (obrigatório) |
X |
X |
X |
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2.3.5 | Assistência técnica |
X |
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3. VALORES E COMPORTAMENTOS | |||||
3.1 Aspectos éticos | |||||
3.1.1 | Integridade profissional (obrigatório) |
X |
X |
X |
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3.1.2 | Princípios e valores |
X |
X |
X |
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3.1.3 | Diretrizes estratégicas |
X |
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3.1.4 | Contribuição setorial |
X |
Para a qualificação, a empresa deverá apresentar evidências de atendimento para o número mínimo dos requisitos previstos para cada nível, desde que atendidos os itens considerados obrigatórios.