Artigo do presidente: O protagonismo no segmento de esquadrias de alumínio
Por Alberto Cordeiro, presidente da AFEAL
Tenho refletido bastante a respeito do nosso papel como fabricantes de esquadrias de alumínio no mercado e na sociedade brasileira. Qual é nossa percepção sobre nós mesmos? Muitas vezes, nossa postura e nossa autoestima são capazes de definir as regras do jogo para a vida e para os negócios.
Mas aí você me pergunta: por que estamos falando sobre isso? E a resposta é simples. Como associação de classe, o trabalho da AFEAL tem sido, já há quase 37 anos, o de fortalecer a imagem do empresário do nosso setor. E eu lhe pergunto: você sabe usar isso a seu favor?
O associativismo nada mais é do que o orquestramento da força de um segmento que, no nosso caso, movimenta quase 90 mil toneladas de alumínio anualmente, com um faturamento de mais de R$ 5 bilhões, empregando diretamente cerca de 20 mil funcionários.
O associativismo é a somatória da força individual para defender os interesses de quem trabalha forte e colabora para o desenvolvimento e para o crescimento do país. Veja o tamanho do impacto que nossa associação tem. A força da associação é a força do fabricante. Neste contexto, nós somos os PROTAGONISTAS, nunca vítimas.
Conversando com colegas do setor eu percebo que muitas vezes esse valor não é percebido. O fabricante se vê como o recheio de um sanduíche, pressionado por todos os lados. De um, está o fornecedor, que ele considera ‘grande’ e, do outro, está a construtora, que ele também vê como ‘poderosa’. Temos uma mania de acreditar que não temos força. Pensamos, “eu preciso ceder, pois se eu não fizer, outro vai fazer no meu lugar”. Pensamos que vamos sair perdendo sempre. E acabamos nos colocando em uma posição vitimizada.
No entanto, se pararmos para analisar bem, sem o fabricante de esquadrias de alumínio, nada acontece. O fornecedor e a construtora conseguem resolver o problema do mercado sozinhos? Claro que não! Eles precisam de nós. É necessário virarmos esse jogo, resgatarmos essa força na hora da negociação tanto com nossos fornecedores, quanto com nossos clientes.
O ponto essencial em que ressalto a importância do protagonismo do fabricante é a questão do cumprimento da norma. É papel do fabricante estabelecer as premissas perante cliente e fornecedor para que as normas sejam cumpridas. Afinal, quem garante a norma é o fabricante. Não adianta ter um excelente sistema se este for malfeito. Da mesma forma, não adianta ter um cliente com um projeto perfeito e um fabricante que executa ou instala incorretamente, pois a obra não terá o desempenho esperado.
Nesse cenário, somos o elo mais importante e devemos agregar valor, diferenciar nosso produto, mostrar que detemos o conhecimento, além de termos também a atitude de protagonistas para com o mercado.
Então eu coloco aqui a pergunta: por que nós não assumimos nosso papel de protagonistas?
Nosso papel aqui na AFEAL é justamente o de engrandecer a figura do fabricante, fortalecê-lo e oferecer ao nosso associado ferramentas, argumentos e autoestima. Assim, nosso setor sai ganhando e o empreendedor vai percebendo como é importante no mercado. Quando perdermos a “síndrome do vitimismo” e tivermos coragem de deixar claros nossos interesses e necessidades, todos sairemos ganhando.
Deixo aqui aberta essa discussão e convido a todos a se tornarem protagonistas do nosso setor. Com o respaldo da AFEAL, nossa união e o pensamento focado naquilo que nosso trabalho realmente representa para o Brasil, podemos chegar muito mais longe. Juntos, somos mais fortes.