O Projeto ‘Futuro em Nossas Mãos’ teve início na Cia. Brasileira de Alumínio – CBA em 2006. Tem como objetivo incluir no mercado de trabalho jovens de 18 a 29 anos, de ambos os sexos, capacitados pelo Senai Tatuapé na área de Serralheria em Alumínio e Instalação de Esquadrias.

O projeto procura atender às necessidades das empresas e dos jovens. As empresas necessitam de mão de obra qualificada. E os jovens apresentam grande dificuldade de ingressar no mercado de trabalho formal, pois apresentam baixa escolaridade e não têm capacitação profissional.

Para dar conta de um arco tão amplo de ações, que vai da localização dos jovens até sua entrada no mercado, o projeto busca colaboração de vários parceiros. A rede de apoio é hoje constituída pelas entidades:

Centro de Apoio ao Trabalho, programa da Secretaria de Trabalho do Município de São Paulo, que divulga o projeto ‘Futuro em Nossas Mãos’ entre os jovens de seu cadastro, reúne os interessados e os encaminha para o processo seletivo. Auxilia também na identificação de vagas nas empresas e no encaminhamento dos jovens para os seus processos seletivos.

Organizações do terceiro setor: Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e Instituto Alana, que divulgam o projeto entre os jovens das comunidades onde atuam, participam da seleção e das ações para sua inclusão no mercado de trabalho.

AFEAL – Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, que divulga o projeto entre as empresas associadas e as estimula a contratar os jovens

SENAI Tatuapé, que realiza a capacitação profissional dos jovens.

Comitê de Responsabilidade Social da CBA, que participa de todas as etapas do projeto.

Esses parceiros reúnem-se periodicamente para avaliar a adequação do projeto às necessidades do mercado, as estratégias utilizadas e os resultados obtidos.

Os jovens formados no Curso de Serralheria têm capacitação para executar as seguintes atividades: corte de barras, leitura e interpretação de desenhos, usinagem de peças, montagem de janelas e portas, embalagem de peças acabadas, manuseio de ferramentas manuais e pneumáticas e operação da linha Votoral.

Aqueles formados no curso de instalação de esquadrias têm capacitação para identificar tipologias de esquadrias, colocar contramarcos, instalar esquadrias de alumínio e colocar vidros nas esquadrias.

Os jovens qualificados em ambos os cursos têm domínio dos procedimentos de qualidade e de segurança normatizados. Têm também uma formação humana que lhes permite trabalhar em equipe, planejar e organizar suas atividades, ter responsabilidade e pontualidade, compromisso com a qualidade do trabalho e atuar de maneira ética.

O projeto já capacitou 166 jovens, sendo 98 na área de serralheria de alumínio e 68 na área de instalação de esquadrias. A metade está inserida no mercado de trabalho formal. As empresas que os contrataram avaliam como positivo o seu desempenho profissional.

Share →