O ano era 1983. No cenário nacional, a efervescência política aliada a uma economia caótica, com a construção civil já em recessão, pedia medidas de autoproteção. Para defender os interesses do setor fabricante de esquadrias e fachadas de alumínio, oito empresários se reuniram no Hotel Bourbon, no centro de São Paulo. Foi o primeiro passo para a criação da AFEAL – Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio -, que acaba de completar 25 anos, em setembro último.

Nesse período, os objetivos e as ações se ampliaram. Os fabricantes associados foram induzidos a produzir caixilhos de qualidade, tendo como fórum permanente o Programa Setorial da Qualidade das Esquadrias de Alumínio, no âmbito do PBQP-H. Hoje, são 26 empresas fabricantes de portas e janelas padronizadas e outras 33 indústrias de caixilhos especiais, incluindo fachadas cortinas. A AFEAL, berço das normas técnicas das esquadrias de alumínio e dos demais materiais, disseminou no setor da construção civil a cultura dos ensaios, tanto de protótipos de obras, quanto para o desenvolvimento de novos produtos. E, para manter os associados atualizados quanto à melhor tecnologia, materiais e design do mercado internacional, promove anualmente visitas às feiras Saiedue, na Itália, e à espanhola Veteco – este ano, a comitiva brasileira ao evento de Madri reuniu 51 empresários e profissionais.

Para comemorar seus 25 anos, a AFEAL prepara o livro ‘A Esquadria de Alumínio na Arquitetura – Design e Tecnologia’, que registrará nas suas 160 páginas as mais belas obras realizadas no país. Fartamente ilustrado, contará a trajetória dos caixilhos, através de artigos, depoimentos de arquitetos consagrados e projetos referenciais. A edição leva a assinatura de Vicente Wissenbach. O lançamento acontecerá durante a festa de comemoração de aniversário da associação, no dia 25 de novembro próximo, em São Paulo.

Share →