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Histórico

Photo1Desde sua fundação, em 1983, a AFEAL atua com o intuito de promover a busca pela máxima qualidade em toda cadeia produtiva das esquadrias de alumínio. A entidade se expandiu por todo território nacional e congrega mais de 200 empresas associadas. Entre as ações da associação que visam o aprimoramento do setor estão:

Selo da qualidade – Na década de 90, visando garantir a qualidade das esquadrias, lançou o ‘Selo AFEAL’, concedido aos produtos em conformidade com as normas técnicas. Porém, por sua metodologia e custo, a iniciativa teve baixa adesão por parte das empresas. Mais tarde (2001), a AFEAL encontrou na constituição do seu PSQ – Programa Setorial da Qualidade das Esquadrias de Alumínio – o caminho para a qualidade comprovada dos produtos.

Laboratório de ensaios – Em 1996, a AFEAL inaugurou o CTA – Centro Tecnológico do Alumínio -, que promoveu entre fabricantes e construtoras a cultura dos ensaios das esquadrias e fachadas. Em agosto de 2006, o laboratório mudou de nome e de mãos, passando a se chamar ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil. Entidade independente e acreditada pelo INMETRO, nos primeiros dois anos de existência, realizou mais de 500 ensaios, um número recorde até então. Por outro lado, os procedimentos de ensaios colaboram para a melhoria do conhecimento dos profissionais envolvidos na fabricação das esquadrias: ao acompanhar os testes, compreendem, com profundidade, que uma esquadria não conforme pode produzir efeitos negativos, tanto no ambiente quanto na saúde dos consumidores.

Normas técnicas – A elaboração de normas técnicas foi a primeira providência da AFEAL para dar ao setor o suporte necessário para a fabricação de esquadrias de todos os tipos de materiais, estanques ao ar e à água, e resistentes a pressões de ventos. A ABNT NBR 10821 – Esquadrias externas para edificações -, criada há quatro décadas e recentemente revisada, é a base para garantir aos caixilhos um mínimo de qualidade. Um novo salto será dado com a publicação, prevista para o início de 2014, da parte 04 da norma – Requisitos Adicionais de Desempenho. Tratará dos itens de desempenho acústico, desempenho térmico, iluminação natural e desempenho quanto à funcionalidade das esquadrias. O maior beneficiário será o consumidor que terá sua saúde e conforto protegidos por esquadrias que vão além de sua função de vedar o vão, assegurando índices crescentes de performance térmica e acústica. A AFEAL sedia as reuniões dos grupos de estudos que criam e revisam normativas fundamentais para a qualidade dos produtos. É o caso da norma técnica de Guarda-corpos ABNT NBR 14.718, criada em 2001, e depois revisada e com nova versão publicada em 2008. Seu corpo técnico também participa ativamente da preparação de normas de outros comitês, por exemplo, foi decisivo o envolvimento da AFEAL na Comissão de Estudo da ABNT NBR 15575 – Norma de Desempenho das Edificações no tocante ao isolamento acústico e térmico do sistema de fachadas (parede + esquadrias).

Programa da Qualidade – Em 2001, a AFEAL aderiu ao PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat – através da criação do seu PSQ – Programa Setorial da Qualidade das Esquadrias de Alumínio. Entre 2011 e 2013, dobrou o número de participantes no programa, atingindo 115 empresas fabricantes de esquadrias especiais e padronizadas, que investem na conformidade de seus produtos com as normas técnicas. Em 1º de julho de 2013, o PSQ iniciou ação que tem como produtos-alvo as janelas de 2 e 4 folhas e as venezianas de 3 e 6 folhas. Estão sendo verificados os produtos comercializados em lojas de material de construção, por meio da compras de amostras feitas de acordo com o regimento do SIMAC – Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do Ministério das Cidades. Estas compras são feitas anonimamente, sem que o fabricante e o lojista saibam. As peças são encaminhadas a laboratórios acreditados pelo Inmetro e, quando apurada a não conformidade, a informação deve ser encaminhada aos órgãos de defesa do consumidor, Ministério Público e também constará da relação apresentada no site do Ministério das Cidades, para conhecimento público. Multas e penalidades podem ser aplicadas tanto ao fabricante, quanto ao lojista que vender o produto fora de norma. Em 2004, o PSQ denunciou ao Ministério Público (MP) empresas que vinham produzindo e colocando no mercado esquadrias não conformes. O MP de São Paulo decidiu, em 21 de setembro do mesmo ano, por um ‘Termo de Ajuste de Conduta’ em relação a uma empresa fabricante de esquadrias, que além de ser obrigada a obedecer as normas técnicas da ABNT, caso fossem identificados produtos não conformes sendo comercializados, a empresa teria de pagar multa de R$ 5 mil para cada janela irregular. Para divulgar a cultura da comercialização de esquadrias conformes, o programa lançou, em 2013, publicação dirigida a vendedores, promotores e representantes de vendas. O objetivo é que esses profissionais possam oferecer a correta orientação ao consumidor na escolha das esquadrias de alumínio. O manual “Compre Certo! Para Vender Qualidade” conta com 16 páginas e apresenta linguagem de fácil compreensão, além de ilustrações que auxiliam no entendimento das informações. Inicialmente, foram distribuídos 20 mil exemplares a lojistas do Brasil inteiro.

Código de Ética – Para regular as relações comerciais no dia a dia, os associados à AFEAL dispõe do Código de Ética, criado em 2001 e revisado em 2007. O documento apresenta em 16 páginas o texto do código, relação de normas técnicas de esquadrias e a Lei Brasileira de Defesa da Concorrência. O código é a formalização dos princípios básicos da associação, e visa enaltecer a idoneidade, fomentar no mercado o respeito pela entidade e, por consequência, ao seu associado. O documento afere a conduta de trabalho dos fabricantes e fornecedores de esquadrias junto ao mercado consumidor, objetivando a obediência às Normas Técnicas, critérios de livre concorrência e ao estatuto da entidade.

Comunicação – Através de suas mídias próprias, da imprensa e de parcerias com veículos do mercado, a AFEAL amplia constantemente sua comunicação com a cadeia produtiva das esquadrias, construtores, lojistas e o consumidor final. A forte presença da associação na mídia, através do trabalho de sua assessoria de imprensa, colaborou decisivamente para o reconhecimento do valor de sua atuação por instituições de peso como a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – e a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção. A assessoria de imprensa da AFEAL fomentou a publicação de notícias, reportagens e entrevistas de seu presidente, diretores, consultores da área técnica e de normas, e gerência do PSQ – Programa Setorial da Qualidade das Esquadrias de Alumínio. Ao longo dos últimos dois anos, a presença editorial da associação na mídia especializada em arquitetura e construção, e na grande imprensa teve elevada frequência, atingindo a média de uma inserção a cada dois dias. A informação de tudo o que importa chega às empresas associadas e ao mercado quase que diariamente, através da newsletter ‘AFEAL Acontece’. Nos últimos dois anos, foram produzidas cerca de 280 edições. Desde junho de 2012, a revista Contramarco & Cia vem publicando, gratuitamente, duas páginas do boletim ‘Notícias AFEAL’, produzido pela assessoria de comunicação da entidade. São destacados temas do interesse do leitor da revista, como as ações do PSQ, cursos, normas técnicas e informações de mercado. Nesse período, o ‘Informativo AFEAL’, boletim bimestral de oito páginas, nove mil exemplares e circulação nacional encartado na revista Finestra, teve nove edições, chegando à 101ª. Criado em 1998, se tornou objeto de coleção por construtores, arquitetos e fabricantes de esquadrias e fachadas de alumínio em decorrência da atualidade de suas matérias e profundidade de abordagem. O site da AFEAL, desenvolvido em 2007 com características de portal, foi ampliado em 2012 e reformulado em 2014. Hoje, conta com novas seções que atendem as necessidades de informação de fabricantes, arquitetos, engenheiros, construtores e consumidores. São elas: ‘Mapeamento de Cargos e Funções’ / ‘Esquadrias de A a Z’/ ‘Serralheria Digital’/ ‘Tipologia Certa’/ Plataforma de ensino.

Manuais para o consumidor – Em 2010, o Manual de Uso e Conservação de Esquadrias de Alumínio passou por profunda revisão feita pelo Departamento Técnico da AFEAL. A atualização do documento, feita onze anos após a criação da primeira versão, resultou na publicação de dois volumes distintos: o próprio manual que, acompanhado pelo Termo de Garantia, é entregue aos proprietários de imóveis novos; e o Guia do Usuário, disponível aos consumidores que desejam se informar sobre portas e janelas de alumínio. O conceito que norteia esses documentos é oferecer aos ocupantes de residências e escritórios, informações em a linguagem acessível para a correta utilização das esquadrias, bem como indicar a melhor maneira de limpar e conservar esses itens do imóvel.

Conhecimento – Desde a década de 1990, a AFEAL fomenta a atualização do conhecimento de profissionais e a aquisição de novas tecnologias, através de viagens internacionais a feiras de negócios. Paralelamente, as empresas contam com o programa de visitas técnicas a indústrias do setor, que cumpre o objetivo de atualizar os conhecimentos dos associados.

Cursos – Profissionais do setor têm a oportunidade de se Photo2atualizarem através dos cursos promovidos pela associação e que acontecem ao longo do ano, com destaque para o de Cálculo de Esquadrias Metálicas (CEM), de formação de custos de produtos e o de métodos e processos, que se complementam com os cursos in company, ministrados pela área técnica da AFEAL. A qualificação de mão de obra é feita pelos cursos mantidos em parceria com escolas como o SENAI e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. A associação também apoia programas de formação mantidos por empresas associadas.

Palestras – Com grande frequência, a AFEAL realiza palestras sobre temas do interesse dos associados. Normas técnicas, dados conjunturais do mercado e assuntos tributários fazem parte da agenda permanente de palestras. Os associados de fora de São Paulo também são beneficiados com visitas às sedes regionais e palestras proferidas pelo staff técnico da AFEAL.

Consultorias – Todo o quadro associativo conta com as assessorias técnica, de gestão e jurídica, formadas por especialistas no setor e vinculadas à AFEAL.

Reconhecimento – A AFEAL é considerada uma das mais importantes entidades da cadeia produtiva da construção civil. Conquistou esse status nas reuniões de organismos dos quais é membro, como o Deconcic – Departamento da Construção Civil da FIESP; a Comissão de Direito Concorrencial da FIESP; e o Fórum Nacional de Gerentes dos PSQs.

Fórum Ibero-Americano – O trabalho da AFEAL é reconhecido no país e fora dele. Prova disso foi a eleição da associação para comandar o ‘Fórum Ibero-americano de Janelas, Portas e Fachadas’, órgão internacional que reúne entidades da Europa e América do Sul.

Congresso AFEAL’30 – Em 2013, quando a associação completou 30 anos de fundação, foi realizado o Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas em Esquadrias de Alumínio – AFEAL’30. O primeiro grande evento internacional organizado pela entidade contou com a presença de mais de 400 profissionais e palestrantes do Brasil e do mundo.