Nos anos 90, Afeal lançava o primeiro Selo de Qualidade
A Afeal em toda a sua história sempre esteve em constante luta pela melhoria da qualidade dos produtos do setor. O primeiro selo da entidade foi criado na década de 90. Na época, não existiam normas brasileiras para atestar o desempenho de esquadrias de alumínio e o selo de qualidade era concedido com base, na maioria, em normas técnicas italianas ou norte americanas.
Quem relata esses detalhes sobre esse movimento em prol da qualidade das esquadrias de alumínio, iniciado há quase trinta anos, é André Mehes Filho, um dos presidentes da Afeal mais longevos – sua gestão teve início em 1989 e durou até 1997. Hoje Mehes está com 82 anos. Segundo ele, “o selo de qualidade Afeal surgiu praticamente junto com o código de defesa do consumidor, que deu mais “poder” aos usuários para exigir que os produtos funcionassem em conformidade com as normas técnicas”.
“O selo foi o ponto inicial da evolução para as esquadrias. O começo de uma preocupação com a qualidade ou, no mínimo, de oferecer um produto que atendesse os requisitos de normas técnicas”, explica Mehes.
Esse movimento na época, iniciado por lideranças do setor, como Luis Lucena, Lucínio Abrantes dos Santos e Mehes, aliado à entrada de componentes e maquinários importados e à evolução das normas, foram fundamentais para evolução geral na qualidade dos produtos fornecidos pela cadeia produtiva ao mercado.
Os critérios para obtenção do selo eram a organização da empresa, equipamentos e equipe para fabricação e instalação das esquadrias. O Selo Afeal de Qualidade era concedido às peças conforme cada obra e os ensaios eram realizados no grupo Falcão Bauer. As normas eram, na maioria, de outros países, e se referiam principalmente à estanqueidade (água e vento) e deformação.